Disciplinas que compõem o curso

O Curso de Especialização em Programação para Dispositivos Móveis totaliza uma carga horária de 360 horas de atividades distribuídas em 11 disciplinas ou módulos. O corpo docente é composto de professores da UNICAMP e por profissionais com experiência e atuação no mercado. Abaixo, o conteúdo programático de cada disciplina é apresentado.

Introdução à mobilidade digital


Neste módulo, são apresentadas as bases da área de dispositivos móveis, familiarizando o aluno com os termos técnicos, arquitetura geral e específica dos sistemas móveis. O módulo introduz e discute os conceitos, questões e desafios envolvendo a parte de infra-estrutura, tecnologias e tendências de mercado, proporcionando uma visão geral do universo das comunicações móveis. (30 horas).

Programação orientada a objetos


A programação orientada a objetos é o tipo de programação utilizada para dispositivos móveis, sendo as mais comuns o Java, o Objective-C, e o Swift. Todas serão vistas durante o curso. Este primeiro módulo de programação tem por objetivo introduzir conceitos de orientação a objetos necessários ao conhecimento de programação em dispositivos móveis, com da introdução e utilização da da linguagem Java. (40 horas)

Engenharia de Software


Esse módulo aborda os conceitos e princípios de Engenharia de Software, incluindo noções sobre processos de desenvolvimento de software, gerenciamento e análise de projetos, projeto arquitetural, além de uma visão geral sobre o Processo Unificado. O módulo explora ainda métodos ágeis para desenvolvimento de software em ambiente de dispositivos móveis. (30 horas)

Programação para dispositivos móveis I


Nesse módulo, os conceitos introdutórios sobre a arquitetura do Android, o ambiente de desenvolvimento no Android Studio e recursos disponíveis na plataforma são apresentados. O curso fornece uma base sólida sobre o projeto e implementação de aplicativos Android para dispositivos móveis. Ao final do módulo, o aluno terá desenvolvido alguns aplicativos simples e terá conhecimento suficiente para criar pequenos projetos de novos aplicativos de sua própria autoria. (30 horas)

Arquitetura e Infraestrutura em Plataforma Móveis


Este módulo tem por objetivo proporcionar uma visão das plataformas de software e arquiteturas de hardware proprietárias e Open source para desenvolvimento de aplicações em software embarcado para aplicações móveis e IoT. O módulo também aborda aspectos práticos de ferramentas e técnicas de segurança para aplicações móveis, IoT e Computação na nuvem. (30 horas)

Programação para dispositivos móveis II


Esse módulo expande os conceitos do módulo Programação para dispositivos móveis I, introduzindo conceitos avançados para desenvolvimento de aplicativos, tais como: gerenciamento de notificações, utilização de multimídia e gráficos, incorporação de gestos para melhoria da usabilidade dos aplicativos, além do uso dos sensores presentes nos dispositivos móveis para o desenvolvimento de aplicativos. (30 horas)

Linguagens de Programação para dispositivos móveis


Este módulo apresentará linguagens e frameworks de desenvolvimento para dispositivos móveis diferentes daqueles abordados nos módulos Programação para Dispositivos Móveis I e II. O módulo abordará a programação utilizando a linguagem Swift e Objective-C utilizadas na plataforma iOS, irá ainda explorar ambientes de desenvolvimento, sintaxe e funcionalidades da linguagem em seus aspectos teóricos aliados à prática em laboratório específico. (40 horas)

Desenvolvimento de Plataformas Híbridas


A utilização de plataformas híbridas pode ser vista como uma alternativa as questões de portabilidade do aplicativo entre as diferentes plataformas existentes. Este módulo aborda diferentes formas de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis e combina várias dessas formas. (30 horas)

Teste de Software


Talvez uma das etapas mais importantes no ciclo de desenvolvimento de aplicativos seja a etapa de avaliação e validação para posterior disponibilização e distribuição. Este módulo tem como objetivo prover os conceitos do uso de ferramentas para que o estudante possa avaliar o produto de software desenvolvido com base em sua usabilidade, funcionalidade, desempenho e confiabilidade, entre outros critérios. (30 horas)

Análise e desenvolvimento de projetos para dispositivos móveis


Este módulo aborda os conceitos e as boas práticas de gestão de projetos. São apresentados aos alunos estudos de casos reais onde os aspectos relevantes na gestão e nas práticas são enfatizados e discutidos. São realizadas oficinas de desenvolvimento de aplicações, que visam reproduzir um ambiente real através de uma abordagem prática e objetiva. (40 horas)

Trabalho de conclusão de curso


Este módulo apresentará conceitos de metodologia científica e normas de redação de trabalhos acadêmicos. Como todo curso de especialização, o aluno precisa desenvolver um trabalho de final de curso, teórico e/ou prático, e apresentá-lo. (30 horas).